Asilo São Vicente de Paulo - Palmital-SP

  • Início
  • Fotos
  • História
  • Transparência
  • Doação
  • Contato
HISTÓRICO RESUMIDO DA VILA VICEN

 

HISTÓRICO RESUMIDO DA VILA VICENTINA DE PALMITAL, MANTENEDORA DO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO.

 

Conforme consta da ATA DE FUNDAÇÃO DA ENTIDADE, em 16 de janeiro de 1946, abnegados membros da comunidade palmitalense, liderados pelo então Pároco da Paróquia de São Sebastião de Palmital, Padre Inocente Osés, reuniram-se e resolveram fundar a VILA VICENTINA DE PALMITAL, que teria a finalidade de dar assistência e proteção aos Idosos carentes e/ou desamparados, de ambos os sexos, de nosso município, nos aspectos: moral, de higiene, segurança pessoal, médico-hospitalar, promovendo a vida e a esperança e resgatando sua dignidade e identidade pessoal. Para que isso fosse possível se concretizar, haveria necessidade de se eleger uma Diretoria. Foi assim que os presentes à Assembleia, por aclamação, elegeram a primeira Diretoria da Entidade, que ficou assim constituída: Presidente: Zacharias Antônio Franco Sobrinho, agricultor; Vice-Presidente: Angelico Casagrande, alfaiate; 1º Secretário: Carlos Bergonso, comerciante; 2º Secretário: Dalvo Rossi, comerciante; 1º Tesoureiro: Venâncio Viana de Sousa, prático de farmácia; 2º Tesoureiro: Antônio Piva, tintureiro; Administrador: Dr. Lucas Serra, advogado; todos residentes na cidade de Palmital – SP. Consta da Ata, que nesta mesma data foi elaborado o ESTATUTO SOCIAL da Entidade. São considerados fundadores da Entidade, além dos membros da Diretoria e do idealizador do Projeto de construção do Asilo, Padre Inocente Osés, as seguintes pessoas que estavam presentes à Assembleia de Fundação realizada no dia 16 de janeiro de 1946: Antônio da Silva Onça; Antônio Barbosa de Oliveira; Antônio Bergonso Filho; Amâncio Martins Vieira; Ângelo Bossoni; Benedito Manoel de Andrade; Benedito de Góes Lima; Benedito da Silva; Francisco Mariano Sobrinho; João José de Andrade; João Flauzino Pereira; João Arthuzo; João Luzio; José Garavelli Filho; José Espanhol; José Bertoncini Barbosa; José Bonifácio; José F. Silva; Júlio Marinho dos Santos; Joaquim Batista Rodrigues; Mariano Toniolo; Pedro Scala e Salvador José da Silva.

Desde sua fundação em 16 de janeiro de 1946 até sua inauguração em 20 de julho de 1958,as Diretorias que se sucederam trabalharam incansavelmente, sempre sob a orientação do Padre Inocente Osés, juntamente com as conferências dos vicentinos e demais membros da comunidade de Palmital, para a aquisição do terreno e para a construção do prédio onde abrigaria o Asilo São Vicente de Paulo. O terreno foi adquirido do Coronel Afonso Negrão, em 27 de fevereiro de 1948, conforme título registrado no Cartório de Registro de Imóveis de Palmital sob a transcrição nº 1.348. Para dar início ao acolhimento de Idosos, além da sede da Entidade, foram construídas diversas casas espalhadas pelo terreno. Essas construções foram realizadas em mutirões nos finais de semana, feitos pelos diretores da entidade, vicentinos e demais colaboradores da comunidade palmitalense. Tudo sob a coordenação do Padre Inocente Osés, que, conforme já mencionado, foi o principal idealizador do Projeto de Construção do Asilo.

Graças ao empenho e dedicação de todos os membros da Diretoria e da comunidade palmitalense, foi possível inaugurar o nosso Asilo, em 20 de julho de 1958, passando a abrigar Idosos carentes e/ou desamparados, sem condições de prover a própria subsistência e desde então contou para os trabalhos Administrativos Internos, com as Irmãs da Congregação das Missionárias de Ação Paroquial, que tem sua sede na Espanha, graças à Intermediação do Padre Inocente Osés. Com o tempo as reformas das construções foram sendo realizadas, com muito sacrifício e graças ao trabalho voluntário de seus abnegados diretores, que não mediram esforços para arrecadar fundos para essa finalidade, contando sempre com a maciça colaboração da comunidade palmitalense nas campanhas que a Entidade realiza, além daqueles que fazem suas doações espontaneamente. Hoje, acreditamos que o saudoso Padre Inocente Osés, certamente estará, do plano espiritual, contemplando com satisfação as ótimas condições em que se encontra o nosso Asilo, fruto da dedicação de seus diretores, colaboradores e das Irmãs Missionárias de Ação Paroquial, que até hoje administram internamente a Casa. Conforme relatos de pessoas que com ele conviveram à época, o grande sonho do Pe. Inocente Osés, era ver a construção do Asilo como o “Cartão de Visita de Palmital”. Acreditamos que seu sonho tenha se concretizado.


Obs: O histórico acima foi elaborado pelo Dr. Emílio Valério Neto, em dezembro de 2002 – na época exercendo o cargo de presidente do Asilo - com base em pesquisa realizada em documentos existentes nos arquivos da Entidade e conforme dados colhidos de pessoas da comunidade palmitalense, contemporâneas do Padre Inocente Osés e demais fundadores; e também por conhecimento próprio, já que foi Diretor da Entidade, do ano de 1967 até 2010, mais precisamente até o dia 08 de março de2010, data em que nos deixou prematuramente, aos 65 anos de idade, partindo para o plano espiritual.

 

 

Asilo São Vicente de Paulo (c) 2019. Todos os direitos reservados.